Teste do Manequim Instrumentado

Aprenda como o teste do manequim é realizado

A vestimenta contra fogo repentino garante a proteção necessária ao usuário para o desempenho de suas atividades. Trabalhar sob risco já é uma atividade extremamente estressante, imagine se o uniforme não conferir a confiança necessária? Portanto, é necessário analisar testes como o teste do manequim, que fornecerá informações essenciais para a escolha do produto correto.

Desenvolvido para fornecer uma melhor percepção do nível de proteção dos usuários, este teste é um dos mais claros em nossa indústria de proteção térmica. O referido se justifica porque o resultado obtido representa o percentual de queimadura que uma pessoa teria, no caso de uma situação de fogo repentino.

Portanto, o teste fornece a analogia mais simples com situações reais, onde é possível prever a gravidade das lesões da vítima. Sem dúvida, um teste de fundamental importância para a seleção da vestimenta.

Basicamente, o teste é realizado com um manequim usando uma roupa de proteção. Uma situação de fogo repentino com duração de 3 segundos é gerada através de 12 queimadores que usam um gás oxidante para formar o fogo. Na superfície do manequim são distribuídos mais de 100 sensores de calor, responsáveis por captar a quantidade de calor que passa pela roupa. Desta forma, um software realiza cálculos que determinam o número de queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus que ocorreram no manequim.

O teste é realizado de acordo com a norma ASTM F 1930 e o procedimento de teste é resumido da seguinte forma:

De acordo com a NFPA 2112, para passar no teste de Manequim Instrumentado, o percentual de queimaduras de 2º e 3º grau não deve exceder 50%. Todos os artigos da Santanense possuem índices consideravelmente inferiores aos do padrão exigido, comprovando nosso total comprometimento com a segurança total de nossos clientes.

Este teste é muito rico e permite várias conclusões essenciais para trabalhar com segurança, conforme o gráfico:

Este é o gráfico que o laboratório constrói após a exposição ao fogo repentino. Cada uma das curvas representa um tipo de lesão, em que o azul representa apenas a sensação de dor, o amarelo representa uma queimadura de primeiro grau, o laranja representa uma queimadura de segundo grau e vermelho representa uma queimadura de terceiro grau.

O teste do manequim instrumentado pode parecer complexo à primeira vista, mas é uma ferramenta essencial para engenheiros e técnicos de segurança que desejam oferecer proteção máxima. Nós da Santanense temos os melhores índices de proteção do mercado, sendo o percentual de queimadura das vestimentas co nossos tecidos é inferior a 20%, muito abaixo dos 50% exigidos pelas normas.

pt_BR