Ensaios

Santanense supera as normas e eleva o padrão

Todos os produtos da Linha Fire Santanense atendem aos requisitos de vestimentas contra fogo repentino. Para demonstrar a qualidade da Linha Fire Santanense e compará-la aos produtos concorrentes, foi realizado um estudo detalhado e aprofundado. Uma série de testes foi realizada em um manequim instrumentado pelo laboratório espanhol, AITEX.

Foram testadas três situações diferentes:
Teste 1 – Chama e gás com 3 segundos de duração.
Teste 2 – Maior potência de chama, com gás ativado até o tempo de 3,6 segundos.
Teste 3 – Disparo duplo com 3 segundos de duração.

Na condição de Teste 1, os tecidos foram submetidos aos parâmetros exigidos pela norma NFPA 2112. Ou seja, este é o teste obrigatório para a homologação de um tecido para uso em vestimentas de proteção térmica contra fogo repentino. Os resultados indicam que os tecidos FIRE COTTON Santanense são infinitamente superiores em nível de proteção, quando comparados aos tecidos concorrentes.

Isso pode ser ainda melhor verificado nas tabelas abaixo, onde as áreas amarelas e vermelhas mostram, respectivamente, as áreas que sofreram queimaduras de 2º e 3º graus.




Ir além para elevar o padrão de mercado

Embora o período de tempo estabelecido para analisar o comportamento dos tecidos FR seja de 3 segundos, uma  situação de exposição a um tempo um pouco mais longo que 3 segundos foi estudada para gerar um perfil mais completo de cada um dos produtos.

Foi levado em consideração que explosões com duração de até 4 segundos não são tão improváveis. Além do mais, a idade do trabalhador pode influenciar muito no tempo que se leva para escapar de uma explosão de fogo repentino: 3 segundos por si só podem não ser suficientes. E quando o assunto é segurança, a Santanense vai além, para elevar o padrão de mercado e dar a máxima proteção ao trabalhador.

Os resultados obtidos na condição do teste 2 – com gás ativado até o tempo máximo de 3,6 segundos – mostram, mais uma vez, a qualidade superior da linha FIRE COTTON da Santanense.

Como um ambiente explosivo pode levar o usuário de roupas FR a mais de uma exposição às chamas, decidimos também testar essa situação para oferecer a máxima proteção aos nossos clientes.Um uniforme que se desintegra após a primeira exposição ao fogo pode levar à morte do portador, caso seja submetido a uma nova explosão.

Na condição do teste 3, a mais severa de todas – em que o tecido é submetido a duas exposições consecutivas -, os tecidos FIRE COTTON também obtiveram desempenho muito superior.
Os tecidos da linha Fire Comfort, não somente são excelentes para proteção contra fogo, como também oferecem alta durabilidade e muito conforto.

Estudos extensivos realizados pela Santanense mostram que os tecidos da linha Fire Comfort são 2 vezes mais duráveis que os tecidos de algodão genéricos disponíveis no mercado. O principal motivo é sua excelente resistência à abrasão. 
Resultado de um projeto arrojado da Santanense, os tecidos da linha Fire Techno são uma combinação perfeita de proteção térmica e durabilidade.

Diferentemente dos tecidos importados, os tecidos da linha Fite Techno são extremamente confortáveis de usar, seja pela presença de fibras celulósicas em sua mistura, seja pelo uso de fibras sintéticas diferenciadas. O controle de temperatura e umidade é muito superior, fazendo o usuário sentir-se mais refrescado e seco.

Confiabilidade máxima que só os tecidos inerentemente retardante a chamas podem oferecer, aliada a tecidos que são 3/4 vezes mais duráveis que os tecidos disponíveis no mercado.

pt_BR