Classes de risco

Conheça as classes de risco

Classe de Risco: ATPV e HAF

Em todo parque industrial ou ambiente de trabalho, é imprescindível a realização de uma Análise de Risco. Este procedimento, amplamente utilizado pelos setores de Segurança e Saúde no Trabalho, define os riscos inerentes às atividades e ambiente em estudo.

No setor elétrico, o Cálculo de Energia Incidente faz parte da Análise de Risco. Este procedimento consiste em analisar tecnicamente o equipamento elétrico para definir qual energia seria liberada em caso de arco elétrico. O resultado do cálculo do risco é obtido em cal/cm².

Não por acaso, o índice ATPV do tecido também é obtido em cal/cm². Neste ensaio, realizado de acordo com ASTM F 1959 ou IEC 61482-1-1 Método A, obtém-se basicamente a quantidade de calor que o tecido suporta ou o fator de proteção do uniforme.Com esse raciocínio, podemos definir a Classificação de Risco como subdivisões baseadas no ATPV do tecido, de acordo com o seguinte:

A classificação mais utilizada no mundo é a Risco 2. Todos os tecidos utilizados pela Santanense garantem proteção contra o Risco 2 com uma camada. Proteção ao Risco 3 e 4 podem ser desenvolvidas sobrepondo camadas de tecido, sendo que com 2 camadas normalmente se protege contra o Risco 3; e com 3 camadas Risco 4.

pt_BR